sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Como se desfazer de recordações




Quem sou eu pra chegar aqui e dizer o que você tem que fazer.  Apenas conto aqui a minha experiência. E devo dizer que eu tenho aprendido a deixar as coisas irem. E decidi deixar ir as muitas recordações que eu tenho aqui.
São tantas cartas de tantos anos atrás, desenhos de crianças...diários com tantos desabafos.

E eu estou deixando ir. As cartas mais profundas, as confissões, as coisas boas que escrevi vão ficar. Cartas e bilhetes bobos também ficarão, mas não em papel. Baixei um programa que dá pra escanear tudo e colocar em PDF. É o "CamScanner", nele eu coloquei um arquivo como bilhetes de crianças, outro cartas, outro é de recordações minhas de coisas importantes pra mim, como certos comprovantes, etc. Depois de escaneados foram para o lixo.

Amo papel, mas me rendi as praticidades do que é digital. Os papéis mais importantes, cartas cheias de sentimentos, meus escritos íntimos, os livros preferidos. Estes ficarão. O resto...vai embora.

Era tanto planejamento das mais variadas dietas loucas que eu tinha nos cadernos.  Tantas mágoas.  Planejamento de rotinas. Planejando até carregar o meu mundo e o mundo dos outros e achando ser possível.

Foi doloroso rever certas coisas. Como eu escrevo mais desabafos de coisas que doem, quase tudo que escrevi joguei fora. Não preciso de lembranças ruins, não preciso mesmo. Ainda não terminei porque coisas assim tem que ser feitas devagar. Não podemos nos arrepender depois. É preciso ter certeza do que se quer deixar ir.

Eu apaguei até o digital. Eram milhares de e-mails, pra se eu quisesse rever aquela conversa de 10 anos atrás. Apaguei tudo. Deixei conversas recentes com amigos de verdade armazenadas. Fiz uma pasta pros e-mails que contenham arquivos para leitura, outra pra conversas com amigos e outro pro trabalho. Pronto!

Tendo a Lua

Os Paralamas do Sucesso

Eu hoje joguei tanta coisa fora

Eu vi o meu passado passar por mim

Cartas e fotografias gente que foi embora

A casa fica bem melhor assim


Devo dizer que sim... a casa fica mesmo bem melhor assim.



Tô vivendo um tempo de mudanças. Um tempo de profunda reflexão, e por vezes tenho até medo de me afogar nesses devaneios e me perder de vez, enlouquecer.  Mas na verdade as mudanças estão me trazendo mais sanidade.  Não é só mudança física. Ah, eu precisava me isolar por um tempo. Mas faço isso todas as manhãs silenciosas que acordo antes de todos e fico aqui a pensar.
Carregar menos peso na vida não é só diminuir as coisas materiais que carrega na bolsa, no guarda-roupa ou na casa. Tem a ver com o que carrega na mente. Tudo que te prende.

Estou avaliando tudo que me prende. Que me tira a liberdade.  Sentimentos, pessoas... avaliando tudo. E tenho fé que as coisas podem e vão mudar, porque eu vou mudar.



Imagens retiradas do Google, se forem suas, me avise.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Análise dos últimos dias...

Limpei o guarda-roupa e tirei mais tralha de lá. Preciso de coisas de qualidade, então acho que muita coisa ainda vai sair. Tirei esmaltes e produtos pra cabelo também. Farei um post sobre isso.
Tirei alguns acessórios de cabelo que nunca uso. Deixei alguns que nunca uso, mas que ainda não desapeguei, coloquei para usar, se não conseguir usar, dou pra alguém.
Ah, tirei um monte de canetinhas que estavam sem tinta de um estojo. Diminui, tinham 3 potinhos de lápis, caneta e canetinha, agora só tem um pote, e as canetinhas que restaram foram pra um estojo.

Treinei duas musiquinhas no violão, no "aprenda algo novo".

Passei o dia fazendo as tarefas uma de casa vez e me focando em cada uma sem distrações. Foi mais rápido e ficou mais bem-feito.

Ah, e sobre examinar meus hábitos diários só vi falhas. Não consigo seguir rotina(ainda não consegui, mas vou chegar lá), não tiro tempo pra cuidar de mim. Tô aprendendo a me organizar agora.

Contarei não mais como dias, e sim como atividades, faltam:

18“.Unfollow” e “unfriend”
19.Saia para uma caminhada e exercite sua consciência
20.Não assista TV por um dia (leia, ao invés disso)
21.Escreva por 20 minutos
22.Crie uma rotina relaxante para a hora de dormir
23.Saia sem maquiagem
24.Pratique gratidão
25.Não planeje nada para este dia
26.Identifique o que te causa stress
27.Limpe a sua “gaveta da bagunça”
28.Abandone uma meta
29.Desligue as notificações
30.Avalie suas 5 últimas compras


sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Confessando: Não fiz os desafios, analisando dias 12, 13, 14,15 e 16

12.Defina suas metas para este ano
Minha meta pra o que sobra deste ano é: 
*Melhorar minha vida espiritual, minha dedicação a isso. 
*Ser mais produtiva e criativa, em casa e no trabalho, fazer o dia valer, criar!
*Sair mais, vivenciar mais coisas, não quero mais ficar tanto tempo em casa. Há muita coisa que posso aproveitar mesmo sem dinheiro.
*Desligar mais a TV e as redes sociais, estudar mais e ler mais(Gostaria de ler até o final do ano o que coloquei na lista de livros que coloquei no dia 7)
*Melhorar e ter regularidade nas postagens dos blogs e aprender a deixar mais profissional o Maravilhoso mundo das mãos falantes e nele também colocar vídeos(tenho tanta vergonha, mas é Língua de Sinais, precisa ter vídeos) também conseguir aperfeiçoar minha escrita no Invisível aos olhos.
*Adquirir hábitos saudáveis.
*Aprender a ter rotina

13.Limpe seu guarda-roupa
Farei isso hoje e depois conto como foi

14.Comece a aprender algo novo
Vale voltar a fazer algo que fazia antes? Vou tentar reaprender uma música no violão.

15.Examine seus hábitos diários
Farei hoje

16.Não compre nada por 24 horas
Isso é fácil, não tenho dinheiro mesmo. E aliás, esse dia seria ontem. Ontem fui com minha aluna e minha família ao zoológico. Nem a entrada eu paguei porque entrei de acompanhante com uma amiga surda. Levamos comida para pique-nique de casa. Foi muito legal e sem gastos.

17.Realize uma tarefa de cada vez
Vou tentar fazer isso hoje, afinal, para cumprir o desafio terei que limpar o guarda-roupa, aprender algo novo e examinar meus hábitos diários(sei que essa parte será triste).

Se tudo der certo volto aqui mais tarde para falar sobre as atividades deste dia.



sábado, 15 de agosto de 2015

Dias 8, 9, 10 e 11 - 30 dias minimalistas

Dia 8 - Aprenda a apreciar a solidão
Faço sempre.  Ultimamente tenho acordado muito, muito cedo. Levanto e fico sozinha, penso no dia, curto o silêncio, me planejo. Isso já começou a fazer parte do meu dia a dia.

Dia 9 - Diminua sua coleção de produtos de beleza
Não foi necessário. Fiz uma limpa a tempos atrás e dei tudo que não pretendia mais usar. Ainda tem algumas coisas que estou esperando acabar. Mas já estou com só um perfume, apenas um creme hidratante corporal. Maquiagem também só o necessário, até porque parei de usar maquiagem diariamente.  Ai, quando eu tinha 15 anos usava diariamente, só agora que parei de usar. A pele era tão mais bonita, porque eu não aproveitei? rsrsrs. Mas ainda gosto muito de me maquiar, só não me obrigo a fazer todo dia, aprendi a me aceitar.
No total,  eu já havia me desfeito de todos os excessos em:
*Hidratante corporal (tenho 1, dei o resto)
*Perfume (tenho 1, dei os que eu não gostava, mas quero um mais fraquinho)
*Esmaltes( tenho mais de 10, porém tinha muito mais que o dobro disso e dei)
*Maquiagem (precisava jogar fora mesmo, não dei nada, tenho apenas o básico 1 produto de cada)
*Cremes de cabelo e óleos -ainda precisam terminar, mas estou usando um por vez pra terminar. Não uso creme de pentear, então, dei todos

Dia 10 - Nada de e-mails ou redes sociais até a hora do almoço
Não estava em casa, então essa foi fácil, eu só uso o wi-fi de casa, não gasto com isso na rua se não for realmente necessário.

Dia 11 - Avalie seus compromissos
Faço constantemente. O dia seria hoje, mas ontem mesmo eu pensei nas prioridades e organizei meus compromissos pra próxima semana. Compromissos não egoístas, coisas mais significativas pros próximos 10 dias. Vou me focar em ajudar outros, estar com família... coisas assim.

Prometo que vou tentar melhorar os posts incluindo fotos nos próximos!

Até!


terça-feira, 11 de agosto de 2015

Dia 6 e 7

Dia 6- Siga um ritual matinal

Vale acordar bem cedo, planejar o dia, organizar tudo? Segunda eu começo a trabalhar mais tarde, isso é, saio de casa depois das 8h. No dia anterior já organizei o cardápio semanal, daí de manhã faço a lista e vou ao sacolão.

Dia 7- Organize sua lista de leitura

Livros que pretendo ler:

1- Sense and sensibility
2- O lado bom da vida
3- A divina comédia
4- Livro do desassossego
5- Utopia
6- Alice no país das maravilhas
7- O mágico de Oz

Ah, só avisando que eu gosto de infantis, não me julguem.

Vou deixar a lista assim pequena e faço outra quando terminar.

Por enquanto é só...

Beijos!!!


domingo, 9 de agosto de 2015

Desafio- Dia 4 e 5





Dia 4- passar o dia sem reclamar

Desculpa aí, galera. Tentei, mas quando vi já tava reclamando. Mas não foi bobagem, garanto.

Tem uma pessoa que me faz muito mal. Todos os dias. Não,não é da minha família. É uma pessoa que nos odeia gratuitamente. Parece mentira, mas isso realmente acontece. Eu achava que não até acontecer comigo. No quesito "não reclamar" quero parar de falar dela apesar do mal que me tem feito. Não fico falando com pessoas por aí, mas eu deixo ela entrar na minha casa nos meus desabafos com meu marido. Geralmente no momento dos ataques dela, mas mesmo assim quero aprender a me concentrar em outras coisas, em quem me ama, e tentar esquecer a existência de quem me faz mal. Estou cansada de adoecer por causa da maldade dos outros. Esse é um dos meus objetivos.

Dia 5(hoje)- Identifique de 3 a 6 prioridades na sua vida.

1º - Melhorar minha vida espiritual.
De tudo que já li sobre viver bem, nada me ensinou mais que a Bíblia. Qualidade em orações. Ajudar outros a aprender. Isso sempre está no topo da lista.

2º - Passar mais tempo com minha família e amigos em momentos agradáveis.
Sou o tipo de amigo que sempre tá lá nos momentos difíceis, mas os momentos felizes ficam cada dia mais raros. Quero retomar os encontros. Isso faz muito bem.

3º - Aprender a não me preocupar com o que as pessoas pensam e fazem
Sempre vão falar. De qualquer forma vão falar. Eu quero me sentir livre pra viver do meu jeito, usar as roupas que eu gosto, fazer o que sinto vontade, tudo isso sem me preocupar com o que vão pensar. Também não me incomodar com as mentiras que contam e com os julgamentos que fazem. Quero ser livre. Devo prestar contas a Deus, e só.

4º - Ter uma vida mais produtiva(com a ajuda dos blogs)
Tem tanta coisa que quero fazer.
Quero muito aprender a viver melhor.  Aprender a controlar os ladrões de tempo(TV e internet). Me envolver com atividades. Ajudar outros. Começar a estudar para decidir minha monografia da pós. Escrever mais nos meus blogs. Treinar meu Inglês. Voltar a tocar violão. Fazer uma horta em vasos. Aprender a cozinhar melhor. Aprender a costurar.
Parecem muitas coisas... mas eu sou assim, quero fazer tudo e acabo fazendo quase nada.

5º - Levar uma vida mais saudável.
Comer melhor, me exercitar e estar mais em contato com a natureza.

Acho que tá bom estes aí. São as prioridades no momento.
***
Ainda falta:

6.Siga um ritual matinal
7.Organize sua lista de leitura
8.Aprenda a apreciar a solidão
9.Diminua sua coleção de produtos de beleza
10.Nada de emails ou redes sociais até a hora do almoço
11.Avalie seus compromissos
12.Defina suas metas para este ano
13.Limpe seu guarda-roupa
14.Comece a aprender algo novo
15.Examine seus hábitos diários
16.Não compre nada por 24 horas
17.Realize uma tarefa de cada vez
18“.Unfollow” e “unfriend”
19.Saia para uma caminhada e exercite sua consciência
20.Não assista TV por um dia (leia, ao invés disso)
21.Escreva por 20 minutos
22.Crie uma rotina relaxante para a hora de dormir
23.Saia sem maquiagem
24.Pratique gratidão
25.Não planeje nada para este dia
26.Identifique o que te causa stress
27.Limpe a sua “gaveta da bagunça”
28.Abandone uma meta
29.Desligue as notificações
30.Avalie suas 5 últimas compras

sábado, 8 de agosto de 2015

Dia 3- destralhe sua vida digital

Vi seu comentário Patrícia(Mil Pétalas), e pra ser sincera não sou boa em seguir rotinas e regras, e também não sei se vou conseguir. Costumo fazer as coisas mais quando me dá vontade, mas quero adquirir um pouco mais de disciplina na vida também.  Mas vou tentar, seria bem legal se eu conseguisse ao menos uma vez na vida! rsrs

Como sou nova na busca do minimalismo tinha muita tralha digital, e ainda tem porque eu organizei, joguei muita coisa fora, mas eu acho que ainda há muito o que descartar. Pelo menos posso dizer que minha área de trabalho ficou clean, e que cada coisa se encontra na sua respectiva pasta.

Preciso ver se tem músicas que eu não quero, vídeos que já assisti e não pretendo assistir novamente, ou que é facilmente encontrado na web. Meus e-mails são vistos com frequência, então eu já tenho o hábito de ir jogando fora aquilo que não quero armazenar.

Sempre fui uma pessoa desorganizada (organizo sempre as coisas, mas é que sou bagunceira), e ter menos ajuda e muito a ser mais organizada. Percebi que sinto necessidade de organização e que até o computador mais organizado me deixou em paz. E conforme o ambiente aqui fica mais leve, eu tenho ficado mais leve também.  Tenho sido muito mais organizada.

Organizações novas que tem me ajudado:


  1. Financeira(usando o Excel)
  2. Cardápio semanal pré-determinado (este também tem ajudado a ter menos desperdício)


Mas eu conto nos próximos posts.

Até logo!!!



sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Sobre o desafio...

Gente, vou começar a seguir direitinho, sério!

Dia 1- sem internet
Não deu. Mas eu fiquei uma semana sem a pouco tempo, então acho que tá valendo, né?

Dia 2- meditar 15 minutos
Saí sozinha e fiquei a pensar na vida no trajeto... também tenho acordado cedo para botar pensamentos em ordem no silêncio da manhã.

Dia 3- destralhar vida digital...daqui a pouco faço isso.

Volto depois pra falar sobre organização financeira.


Frase legal que li:


Espero mesmo estar aprendendo a ser um deles!

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Sobre o desafio de ficar sem reclamar e 30 dias minimalistas


O desafio terá que ser refeito. Por quê? Porque eu reclamei. Acho que todos os dias, coisas simples e coisas difíceis. Eu percebi que reclamo muito, muito mais do que imaginava quando me propus a parar. Gente a gente precisa mesmo aprender a parar de reclamar. Eu me controlei algumas vezes, mas definitivamente percebi que uma mudança na forma de pensar é necessária.
Então esse será um desafio que irei refazer por um dia no desafio a seguir:

30 dias minimalistas.
Vi uma postagem sobre isso no blog Meu diário minimalista, a postagem é ESSA.

Os 30 dias são assim:


30 Dias de Minimalismo (tradução):

1.Fique offline por um dia
2.Medite por 15 minutos
3.Destralhe sua vida digital
4.Passe o dia inteiro sem reclamar
5.Identifique de 3 a 6 prioridades na sua vida
6.Siga um ritual matinal
7.Organize sua lista de leitura
8.Aprenda a apreciar a solidão
9.Diminua sua coleção de produtos de beleza
10.Nada de emails ou redes sociais até a hora do almoço
11.Avalie seus compromissos
12.Defina suas metas para este ano
13.Limpe seu guarda-roupa
14.Comece a aprender algo novo
15.Examine seus hábitos diários
16.Não compre nada por 24 horas
17.Realize uma tarefa de cada vez
18“.Unfollow” e “unfriend”
19.Saia para uma caminhada e exercite sua consciência
20.Não assista TV por um dia (leia, ao invés disso)
21.Escreva por 20 minutos
22.Crie uma rotina relaxante para a hora de dormir
23.Saia sem maquiagem
24.Pratique gratidão
25.Não planeje nada para este dia
26.Identifique o que te causa stress
27.Limpe a sua “gaveta da bagunça”
28.Abandone uma meta
29.Desligue as notificações
30.Avalie suas 5 últimas compras

Começo amanhã ficando um dia sem internet. Depois de ficar uma semana, acho que não será tão difícil assim. Contarei assim: 24 horas sem internet.
Porquê?
Será de hoje a tarde até amanhã a tarde. Hoje tenho muitas coisas a fazer, organizar o mês, então será bem útil me forçar a ficar sem nenhum sugador de tempo.