quarta-feira, 5 de junho de 2019

Vida simples e frugal quando se é pobre

Eu nunca fui consumista. Não tive que largar centenas de coisas para me tornar minimalista.
Nunca fui rica, nunca tive dinheiro sobrando.  Sempre economizei. Então a frugalidade sempre existiu na minha vida também.
Mas ser frugal é o mesmo que ser pobre? (Fique claro que quando digo pobre me refiro a possuir as necessidades básicas, não estou falando que quem está privado do básico, aí a situação é muito mais complicada.)
Quando você ganha pouco e escolhe ser frugal o que muda é sua atitude perante a vida. Como?

1- Você percebe que pouco é necessário para a vida, e percebe que você tem sim o necessário. Não precisa do melhor celular, milhares de roupas e sapatos, coisas caras, casa grande, carro do ano importado... talvez você nem mesmo precise de carro.

2- Você para de correr loucamente em busca de mais dinheiro, mais trabalho.  Assim valoriza seu tempo com sua família, amigos, em atividades engrandecedores, em experiências.

3- Você valoriza e cuida bem daquilo que possui.  Você começa a ter consciência de tudo que tem e usa tudo. Cuida bem para que essas coisas durem.  Evita o desperdício e usa sabiamente o dinheiro.

4-  Você não faz dívidas desnecessárias, muito menos com o objetivo de impressionar outros.

5-  Você aprende a fazer algumas coisas básicas e a cuidar de si.  Economiza tempo e dinheiro dessa forma.

6- Vê que a felicidade está em coisas simples.  A felicidade é o caminho, não o destino. Você aprecia os detalhes gostosos do dia.

7- Passa a entender que há ambições que não envolvem diretamente dinheiro.  Pensa em seu desenvolvimento pessoal, investe tempo em melhorar suas habilidades, ganhas novas, melhorar sua saúde, intelecto e espiritualidade.  Talvez ao adquirir novas habilidades você até consiga melhorar seu salário ou seu emprego.

8- Caso você tenha um certo dinheiro sobrando, você aprende a não jogar fora por nada.  Investe na futura liberdade financeira, ou em experiências mais dispendiosas ou ajuda outras pessoas.

Cada um escolhe a vida que quiser ter. Mas certamente optar por uma vida simples, focando em coisas que o dinheiro não compra te dará felicidade. Se você tem pouco te fará sentir satisfação.  Se você tem muito ainda assim poderá fazer com que você descubra um objetivo maior na vida.

3 comentários:

  1. oi, Pri! sempre te segui aqui quietinha, mas achei esse seu post tão singelo que quis vir aqui e só dizer que a vida simples é tão maravilhosa, né?
    todos os itens que você listou aqui traduzem muito bem como me sinto e fico pensando em como é bom estar satisfeita com a vida que se tem, não é? a busca incessante por mais deixa a gente tão pilhado, tão tenso, tão ansioso... que essa mudança de paradigma é um sopro de ar fresco.

    enfim, muito obrigada por essa postagem! uma ótima semana para você :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário! A simplicidade faz a gente dar valor ao dia a dia, né? Não esperar por dias especiais, ocasiões especiais, mas sim a beleza nas simplicidades que estão diariamente a nossa frente.

      Excluir
  2. Sábias palavras! Eu tenho conhecidos bem pobres se endividando para comprar bens supérfluos, mas é impossível aconselhar. Como vc bem observou cada pessoa tem sua vida para viver. Enquanto alguns (de qualquer posição financeira) se contentam com experiências, outros buscam a felicidade no consumo. E claro, o que é supérfluo para mim (maquiagem e roupas da moda) pode não ser para a outra pessoa, afinal tudo é tão relativo, né mesmo? Adorei também seu poema Pri, mas fiquei constrangida de deixar um comentário e "estragar" a sua postagem. Um beijo!

    ResponderExcluir