domingo, 14 de junho de 2020

Sobre fazer grandes mudanças

Você deseja transformar a sua vida?  Quer mudar de emprego, de casa, de corpo?  Eu vou te dizer:
Vai doer. Vai doer muito. É desafiador.
A zona de conforto é esse lugar quentinho que a gente conhece. Que nem sempre é bom, mas "vai saber o que tem fora dela"! Toda mudança está repleta de incertezas. É preciso abrir mão de coisas. "Cada escolha uma renúncia". Você vai se lançar no desconhecido. E pode sim dar de cara com a parede. Não há garantias pra você. Tudo pode acontecer.

Não sei como vai ser pra você. Para mim ainda está parecendo que estou vivendo uma vida que não é minha.  Desconfio que seja melhor.
Para mim parece que não tomo muito consciência da mudança que já está acontecendo. Só tomei a decisão e fui fazendo o que tinha que fazer. Determinei quais os passos para alcançar aquilo que quero e fiz sem saber se ia alcançar o próximo passo.  Muitas vezes fiz no piloto automático e dentro de mim uma voz dizendo "Eu estou mesmo fazendo isso? Meu Deus, eu estou!!!".  Essa voz se repete o tempo todo. Chorei, sofri, tive crises de ansiedade, e vou te contar que estou toda empelotada porque parece que estou com uma urticária nervosa. Estou com medo constante de estar fazendo a escolha errada, mas estou fazendo uma escolha. E é emocionante! Caramba! Como é emocionante!
Então se você quer mudar... esteja preparado para uma confusão de sentimentos.

Como eu mudei?

A primeira coisa que eu fui mudando foi o meu pensamento e minha forma de ver a vida, as pessoas e a mim. Eu me pego repetindo os velhos comportamentos que me fazem sofrer. Mas gradativamente estou melhorando.

*Aceitei o desconforto para viver coisas diferentes.
*Abracei o medo e minhas falhas. Não permito que me paralisem.
*Encarei os erros como oportunidade de aprendizado.
*Entendi que cada pessoa fará suas escolhas e que eu preciso começar a construir uma vida minha. A meu modo. E respeitar as escolhas dos outros.
*Entendi que quem a gente ama tem que dar seus próprios passos na vida. Quando você tenta carregar as pessoas você se cansa, não sai do lugar e não consegue fazer nada. Cada um tem que caminhar.
*Simplifiquei a vida e apliquei o minimalismo e reduzi tudo o que tinha, recebendo em troca uma sensação de desapego e leveza com relação as coisas.

***
Final do ano passado emagreci os 6 kg que queria.  Enfrentei mais um concurso. Passei. E agora, talvez, por sabe Deus quanto tempo... estou perto do mar e da natureza como sonhei.  Como será daqui pra frente? Não faço ideia.  Mas agora eu vou curtir esse tempo de paz que Deus me permitiu ter.
Aqui tenho muitas coisas a conquistar para viver o que quero. E estou nos primeiros passos. Sensação de vida nova. Sensação de tudo novo.  Frio na barriga.
Uma coisa é certa. Estou orgulhosa de mim. E pela primeira vez não preciso da aprovação dos outros. Eu estou orgulhosa de mim mesma. E tudo pode dar errado, mas ainda assim eu tive coragem. Eu fui corajosa! E estou feliz com isso. Sinto que estou crescendo e que isso já me deixou mais forte.
Ainda tenho muitas lágrimas a chorar. Serão alternadas com sorrisos, eu sei.
E essa é a beleza da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário