segunda-feira, 2 de maio de 2016

O perigo de fugir da realidade

Há muitos tipos de fuga da realidade. Há quem se drogue, embriage, há quem faça muitas compras pra esquecer da vida.

Eu realizo fugas quando não estou bem. Confesso que tenho um lado negro, e que ser feliz pra mim é um exercício e não acontece naturalmente. Aí as inutilidades que nos dias ruins me sugam ainda mais e eu perco a noção da vida:

* TV, facebook, instagram, filmes e séries

São coisas que me mostram vidas perfeitas. Aí eu me transporto pra isso e esqueço da minha vida. Esqueço que se eu estivesse agindo eu estaria conquistando coisas de verdade e não apenas passando o tempo de forma vazia. Até mesmo se estivesse lendo, ou vendo e ouvindo coisas positivas seria melhor que toda mentira e propaganda desses meios.

* Comer
É só isso mesmo. Como tudo aquilo pronto que não precisa de preparo, ou de lavar e descascar. Alimento-me mal, sinto necessidade de besteiras e me entupo de porcarias. Isso fez mais parte do passado. Até que tem tempo que não acontece. Que bom, menos um hábito ruim.

* Dormir

Bate um sono nestes dias sombrios, mas um sono tão forte, e eu simplesmente me entrego. E o sono me acolhe durante o dia, e me abandona durante a noite. É péssimo.

Fugir da realidade é muito perigoso. Principalmente porque costumam ser fugas que não fazem sentido ou não nos acrescenta em nada. Não aprendemos nada novo, e no fim estamos mais vazios que no início.

Nessa jornada de vida minimalista, simples e consciente, parece que eu vou me descobrindo cada dia mais. Antes eu não percebia as coisas que fazia, e como eram nocivas. Agora eu percebo, isso é bom... o primeiro passo pra mudança.

Pra me livrar disso pensei em algumas coisas., Uma delas é focar em fazer aquelas pequenas coisas que dão prazer. Lembrei da sessão Petit Plaisirs do blog Coisas Fúteis. Sessão linda, clica no link pra ver.
Essa sessão foi minha inspiração por um tempo, e agora eu vou favoritar pra reler. Porque eu preciso de avisos pra me lembrar que a vida vale por essas pequenas coisas gostosas que a vida nos dá. Isso sempre me lembra O fabuloso destino de Amelie Poulain. Se não viu esse filme, assista. Lindo! Uma pessoa com visão peculiar que vê os detalhes da vida. São coisas que iluminam meus dias sombrios, e eu preciso aprender a sempre iluminá-los.  Pensando nisso a cada coisa que me alegra e que pode ser fotografada, eu vou fotografar e colocar no Instagram no horário que eu estipulei pra entrar na internet(chega de horas perdidas!)

Tenho hoje a consciência que há coisas que alimentam minha mente... outras a destrói.  Ligar-se a TV ou redes sociais vazias é como desligar a mente e as inquietações. Mas as inquietações são maravilhosas. As inquietações depois de resolvidas nos levam a frente.

Quando a fibromialgia me deixa de cama, preciso de ocupações melhores, que me animem. Que tenham significado. Leitura significativa, escrita... até fazer uns detalhes de costura a mão nas minhas encomendas dá pra fazer. Colocar uma musiquinha boa baixa e ver a letra. Ficar abraçada com o marido. Chamar quem eu amo pra vir aqui ficar comigo.  Levantar e fazer tudo aquilo que puder.

Preciso olhar pra dentro. Sempre é preciso olhar pra dentro. Buscar evolução intelectual, emocional, espiritual... sempre é preciso.

Vocês estão embarcando nessa jornada comigo... em busca de coisas melhores e maiores. E eu tô aqui pra contar como tem sido... meus fracassos e sucessos. Sem máscaras, sem mentiras.

Obrigada a quem acompanhar isso tudo e torcer por mim.

Um comentário:

  1. Bom dia, Pri!

    Acredito que se conhecer é o primeiro passo e vc já identificou seus pontos de fuga da realidade. Todos temos estes pontos ou fazemos isso. Quando esporadicamente, acredito ser saudável. Agora quando se torna constante é onde mora o perigo.

    Achei interessante o fato de citar as redes sociais pq quando digo isso sou vista como ET. A vida acontece no dia-a-dia e quando nos focamos apenas numa coisa só (pode ser a TV, o computador, o trabalho etc...), deixamos te ter o equilíbrio necessário. Temos que nos envolver com gente de verdade, com bichos, com o dia e nessas horas aprendemos que todos sofrem, todos buscam a mesma coisa e todos querem ser felizes. Só assim conseguimos amar o próximo e evoluir...

    Parabéns por colocar horário em seus acessos na internet. Eu não tenho esse problema, rsrs. Uso no trabalho (o que é bem camuflado), pois em casa não tenho sinal, o que me dá finais de semana rentáveis com trabalhos caseiros e cuidados com a vida.

    Vou voar no link que citou porque fiquei interessada.

    Abraços esmagadores e dias felizes!

    ResponderExcluir