sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Em busca da constância... o poder de fazer um pouco todos os dias

Resultado de imagem para fazer um pouco a cada dia


É aí que eu falho.  Eu não consigo ter constância. Eu caio e me levanto muitas vezes e isso se torna algo cansativo demais.  Ultimamente o ciclo começar, parar, me perder, retornar tem se tornado muito rápido. Alguns dias vai tudo bem, de repente eu me vejo perdida, preenchendo meu tempo com bobagens inúteis. Aí volto a correr atrás da vida que quero levar. Embora eu esteja conseguindo realizar as coisas tomando pequenos passos... me perder me deixa mal.  Ficar o tempo todo buscando distrações e preencher o tempo.  É que a ansiedade tá batendo forte ultimamente.

Fico frustrada quando meu corpo não acompanha meus projetos e tenho uma crise ou me sinto mal.  Quando tenho que faltar ao trabalho e deixo de fazer as coisas que preciso porque meu corpo não corresponde.  Mas existe um pouquinho que sempre dá pra fazer. E eu preciso fazer esse pouquinho quando não der pra fazer mais, e não deixar de fazer. E ter constância.  Essa é minha necessidade. É o que preciso aprender.

4 comentários:

  1. Ola Pri, te entendo perfeitamente. Eu também padeço desse problema, aliás a minha semana que passou foi bem improdutiva e não fiz várias das coisas que tinha me proposto.

    Eu li o seu texto na sexta e fiquei pensando em te escrever, mas só enrolei. Enrolei de várias maneiras, uma delas foi escutando novamente podcasts sobre esse assunto procrastinação :)

    Isso que você comentou de fazer um pouquinho é justamente uma das sugestões que eu escutei nos podcasts: "começar com pouco". Ao invés de se agoniar porque vc não está conseguindo fazer sei lá 10 minutos de exercício por dia, que talvez seja demais para você nesse momento, uma sugestão seria dedicar 1 minuto aos exercícios, todos os dias. Depois vc vai aumentando, quando conseguir. Um minuto pode parecer pouco (se bem que pular corda por 1 min é super físico e talvez seja demais) mas não é pelo exercício, é pelo hábito. Aliás foi assim que eu comecei a meditar: 1 minuto de meditação todos os dias, e acabei incorporando o hábito e aumentando o tempo.

    Mas Pri, quem sou eu para compartilhar conselhos kkk? Hoje eu acordei determinada a conferir meu extrato do cartão de crédito antes de sair para a minha corrida na alvorada, abri o computador e 1h depois eu estava admirando propriedades rurais no site zillow, sendo que eram todas nos eua e acima das minhas possibilidades financeiras, vai entender tanta perda de tempo?! E quando me dei conta disso lembrei que ainda não tinha te escrito.

    Não se flagele, somos humanas e se perder faz parte. Tenha paciência consigo mesma, tem dias que são mais difíceis. Mas todo o dia é uma oportunidade de recomeçar. E mesmo quando começamos com uma perda de tempo (como foi meu caso hoje), dá pra mudar de curso ao longo do dia. Um abraço com carinho para você e vamos seguindo em frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por essa mensagem tão cheia de carinho. Tem dias que eu sinto vontade de largar tudo, desistir e só dormir o dia todo. Eu nem exijo tanto de mim, mas nem o pouco eu tô fazendo todos os dias, sabe? Eu quero pelo menos manter o "todos os dias" para algumas coisas. Ficar desconectada. Ler. Escrever. Me exercitar, ou no mínimo me alongar.
      Claro que você pode me dar conselhos... sei que todo mundo procrastina de algum modo, só não pode ser algo que te limite. E até pra procrastinar eu gostaria de não procrastinar com algo prejudicial, como rolar o feed do Instagram.
      E eu sei bem o que é procrastinar ouvindo, vendo ou lendo sobre como parar de procrastinar...kkkk
      Obrigada por sua presença aqui, pela troca de experiências, pelas palavras gentis. Hoje eu precisava disso.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Pri, adorei esse teu texto.
    Como a Dri falou ali em cima: não se flagele. Deixe o chicotinho de lado sempre que possível. Somos humanos e estamos sempre aprendendo. Não precisamos ser perfeitos. Aprendi no yoga que é preciso tempo, paciência e uma firmeza gentil em tudo o que empreendemos nessa vida. Na vida, é preciso esforço e sacrifícios, mas sofrimento não precisa fazer parte na mistura.

    ResponderExcluir