segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Ansiedade e Produtividade

Essa semana será muito tensa pra mim.  Muitas coisas estão para acontecer e eu terei muitas responsabilidades nos próximos meses, mas depois eu conto aqui.  Eu estou pensando muito em o que farei da minha vida.



Esses tempos de reflexão sempre precedem tempos de mudança na minha vida.  Não é a primeira vez. O problema é quando tudo volta a ser como antes em meses, aí eu entro em crise existencial de novo.

Sou uma pessoa muito ansiosa. Nunca soube como lidar com a ansiedade. Hoje mesmo quase não dormi, minha cabeça está a mil e doendo bastante. Sinto falta de ar, dores pelo corpo e tudo mais que tem direito, até mesmo ataca o tal do dermografismo que é minha doença nova.

Como estou aprendendo a controlar a ansiedade?

Primeiro, li duas revistas ótimas, aliás 3. Falam sobre ansiedade, controlar sua vida e diminuir estafa. Elas me mostraram os sábios conselhos da Bíblia em relação a essas coisas. E realmente a Bíblia tem muitos conselhos incríveis quanto a ansiedade.

Bom, algumas coisas ajudam bastante:
Simplifique sua vida, assim terá menos causas de ansiedade.
Mantenha seu espaço organizado, em casa ou no trabalho.
Arrume-se, ficar jogada e descabelada não vai te ajudar. Quando você se arruma parece que o dia começa.(No momento eu ainda estou jogada e descabelada, mas já vou levantar e me ajeitar.)
Concentre-se em outras coisas. Leia, cozinhe, vá caminhar, passeie. Mas faça outras coisas.
Animais e plantas tranquilizam.  Só mantenha algum contato com a natureza, aprecie as maravilhas que temos em nossa volta. É tão fácil olhar toda a feiura do mundo e esquecer o que há de bom.
Aprecie os pequenos prazeres da vida- vou falar melhor sobre isso em outro post.



Como eu estou fazendo? Quando estou nervosa acontecem duas coisas. Por vezes fico jogada na cama dormindo sem conseguir fazer nada, e outras vezes eu começo a arrumar tudo enlouquecidamente.  Quando eu consigo agir, mesmo que não seja arrumar a casa que resolverá o problema, isso me deixa bem melhor.  Ambiente organizado nos ajuda a pensar, e o mais importante:

Realizar tarefas faz que nos sintamos úteis e produtivos

Ansiedade gera muita energia acumulada, redirecione esta energia em algo positivo. Vá arrumar sua casa, fazer algo manual, pintar algo. Crie coisas. Cozinhe pratos gostosos e divida com alguém.  Eu prefiro coisas manuais quando estou assim porque minha mente fica melhor focada em coisas que estou fazendo. Deixo leituras para depois, pois no momento que estou nervosa, não consigo concentrar os pensamentos e acabo pensando no que me aflige e lendo superficialmente.

Eu não dormi, e tenho muitas coisas a fazer. Isso sim acaba comigo. Mas vou tentar de coração fazer o meu dia valer. Começando agora!
E vocês? Como escolherão viver este dia?



*Imagens Tumbrl e Google

As minhas imagens de princípio estarão apenas no Instagram , no momento tá difícil passá-las pras postagens, mas isso vai melhorar! Bom, são fotos de celular, mas mesmo assim são minhas e vou começar a postá-las aqui.

5 comentários:

  1. Oi Pri, eu sou a rainha da ansiedade, toca aqui o/ E definitivamente ela afeta demais a minha produtividade. Eu tô nessa fase de volta ou não volta a trabalhar e me sinto desgastada todos os dias com esse assunto. Gosto de planejar e isso atrapalha indo queremos ter controle de algo que não está em nossas mãos.
    Essa semana vou publicar a resenha de um livro que fala justamente sobre isso. O cara fala de como a meditação ajudou a silenciar essa "voz"que temos nas nossas cabeças e que não nos deixa sossegar.
    Ah te indiquei a participar de uma TAG: http://desaceleracamila.com/2015/09/07/tag-conhecendo-novos-blogs/#more-691\Vê lá se vc se interessa.
    Bjinhos e força aí! Inspira e expira que ajuda eheh

    ResponderExcluir
  2. Também sofro imenso com a ansiedade, de tempos a tempos nem consigo sair de casa sozinha mas desde que adoptei um cão consegui, aos poucos, recomeçar a fazer coisas sozinha. Quando destralhei a casa também me senti mais serena, mas os cães e a prática da yoga fazem a verdadeira diferença!

    ResponderExcluir
  3. Nossa PRI, parece que VC tá falando de mim.

    ResponderExcluir
  4. Nossa PRI, parece que VC tá falando de mim.

    ResponderExcluir
  5. Nossa PRI, parece que VC tá falando de mim.

    ResponderExcluir