segunda-feira, 25 de abril de 2016

Ideias próprias ou apropriadas?

Pense bem na quantidade de informação que você recebe diariamente. Agora pense nas decisões que você toma na vida. Pense na roupa que veste, na escolha de diversão, no seu estilo de vida. O que de fato você escolheu?

São tantos pensamentos prontos. Tantas correntes filosóficas. Tantas ideias de pessoas do passado que são transmitidas geração após geração. Parece que tudo que tinha que ser pensado já foi. Que tudo que precisava ser inventado já foi. Difícil pensar em coisas novas, alguém já pensou em quase tudo antes. E tá tudo registrado pra facilitar a vida, assim é só ir no Doutor Google e procurar como fazer qualquer coisa que se quer fazer.

Essa é uma geração que está atrofiando a criatividade, que não cria.  Já tá tudo pronto. E é tanta informação que nós não conseguimos escutar nem mesmo a voz da nossa consciência. Até mesmo a consciência atrofiou. A voz da consciência agora é a voz de outros. E todo mundo virou só uma cópia de alguma coisa. Isso é assustador!

Quando eu assisti o filme "Idiocracia" pensei que era um filme bem bobo. Mas achei que a temática era incrível, o mundo progrediu de uma forma, que as pessoas ficaram burras.  De fato, antes as pessoas tinham mais possibilidade de pensar. Não eram bombardeadas com milhares de informações a toda hora, também não tinham como pesquisar e encontrar resposta pra tudo em segundos. Era preciso exercitar o cerébro.  Quantas vezes você já se perguntou como as pessoas conseguiram pensar em determinadas invenções e no seu funcionamento? É incrível o que as pessoas inventaram, isso porque nossa capacidade de pensar, criar, ter ideias é imensa. Mas a gente se limita porque já tem tanta coisa pronta. Inclusive ideais!

Para piorar a situação, além de nos contentarmos com o pensamento pré-existente de outros, isso tudo é bem mastigado e assim a gente só precisa engolir. Quem faz isso? A internet é uma. Nos dá resumos do original. Até mesmo os livros didáticos são assim. Facilitam o aprendizado em vez de problematizar. Não é mais prazeroso exercitar o cérebro. É por isso que hoje a educação tem sido feita por professores transmissores, o tradicional, da educação bancária que só deposita informações sem diálogo ou o que o povo mais gosta, o professor facilitador. Ele está lá para facilitar seu aprendizado.  Isso tudo é muito perigoso.

Incentivo a você, leitor, a libertar-se disso tudo. Claro que não faz mal apropriar-se de algumas coisas boas, mas tente buscar quem você é. Tire um tempinho e pense na vida que quer, em como você seria se não houvessem tantos incentivos ou empurrões que te fazem caminhar em determinado trajeto.  Faça o seu caminho. Lembre-se como é ser criativo. Reflita. De vez em quando faça uma dieta de informação para ter tempo de ouvir seus próprios pensamentos.
No fim de um tempo de reflexão, descubra enfim, quem é você.

4 comentários:

  1. Acho que, por mais que uma pessoa reflita em busca do auto-conhecimento e descubra coisas sobre si, sempre descobriremos coisas novas, nos surpreenderemos com nossas próprias atitudes. E mesmo que faça uma mudança radical na vida, buscando o que acha, que realmente quer, realizando um grande e velho sonho, como eu fiz, acredito que sempre estaremos buscando algo novo. E não vejo isso de uma forma ruim. Tudo depende da maneira como vemos as coisas e as trouxemos para nossas vidas. O importante é sabermos quem somos, com certeza! Muito legal teu texto! Dá pano pra manga, pra caramba!!! rerere Adoro esses papos! Boa semana! Bjinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Tiane, isso aí eu concordo. Eu mesmo acho que sou "uma metamorfose ambulante", mas quando olho pro passado vejo que grande parte das minhas escolhas não foram minhas, foram apenas uma repetição do que eu achei que tinha que fazer, porque alguém me disse, porque era uma convenção social... aí a gente sabe que é difícil ser feliz desse jeito.
      Nós mudamos o tempo todo, mas temos que ser nós a decidir como mudar, não é mesmo? E essa mudança também é maravilhosa!!!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida antes de mais quero agradecer-te pelas palavras que deixaste no meu cantinho e por todo o teu carinho. Sou muito grata por isso!
      Depois quero dar-te os parabéns por mais este excelente post, que nos faz despertar e parar para pensar!
      Concordo contigo no que diz respeito ao bombardeamento de informação a que estamos sujeitos nos dias de hoje, e que isso pode fazer com que seja difícil no meio de tanta coisa encontrarmos-nos a nós mesmos.
      Mas acredito que cada um tenha o seu tempo, e na altura certa todos nós vamos ao encontro de nós mesmos. Posso estar errada, mas é a minha opinião.
      Há que saber escolher a informação que realmente nos faz falta e nos ajuda a crescer, e desenvolver como ser.
      O despertar está ao alcance de todos mas nem todos o alcançam!!
      Beijinho enorme e muito obrigada por estares aqui, por nos fazeres pensar e nos ajudares a despertar!

      Excluir