segunda-feira, 11 de abril de 2016

Minimalismo tem regras?

Decidi falar sobre isso porque minimalismo é um tema que me encanta. Porém o minimalismo é um conceito que te ajuda a ter uma vida leve e simples. E se você seguir milhares de regras, e se obrigar a fazer o que outros minimalistas fazem, aí já perdeu a graça.
Já começa que eu gosto do tema, mas acho tão estranho dizer "sou minimalista". Sei lá se eu sou. Sei lá o que é que eu sou, eu não sou uma coisa só.
Mas voltemos a falar sobre regras e extremismos. Há quem estipule uma quantidade de roupas para ter, outros estipulam uma quantidade total de itens para se ter, que inclui móveis, roupas, etc. "Viver com 100 itens!!!" Te parece atrativo? Não parecerá mais quando você se sentir obrigado a se desfazer de coisas que ama. Então, vamos com calma... se você gosta do minimalismo e quer mudar a sua vida, vai com calma!

A única regra que eu vejo para o minimalismo é: Viva com o essencial. Ta aí o motivo de o minimalismo ser diferente pra cada pessoa, o essencial muda de acordo com a necessidade. É pra te dar liberdade, é pra você se encontrar, e não copiar os outros. Descubra o que você quer, o que ama, e use seu tempo pra isso.

A moda e arquitetura usam também a tendência minimalista para ganhar dinheiro. E o estilo de vida minimalista é anticonsumista. Não extremista, mas tem a ver com não ficar tão ligado a coisas materiais assim. Então cuidado para não entrar nessa jornada e se perder. É pra se encontrar, viu? Cuidado com o que lê, com o que busca. Tenho livros que não vou me desfazer. OUtras coisas eu já me desfiz sem nenhuma dor. Foi tão fácil, tão prático, e não foi de uma vez. Eu ainda me desfaço de coisas, quanto mais eu tiro menos eu quero.

Tem gente que acredita que é preciso fazer um destralhe geral e total. Eu acho que isso pode ser um pouco demais. você vai mudar com o tempo. Vai ver que menos coisas são essenciais e vai querer se livrar delas. Por que forçar a barra antes de ter internalizado essas ideias?

Minimalismo é liberdade. Quem cria as regras é você. Quem decide o que é essencial é você também! Seja feliz!

3 comentários:

  1. Uau minha querida que palavras incríveis!
    Nem imaginas o quanto me identifico com o que aqui escreves. Muito mesmo, atrevo-me a dizer que estas palavras poderiam ser minhas.
    Cada vez mais vivo o minimalismo, sendo livre, criando as minhas próprias regras e decidindo o que realmente me importa e me faz bem!!
    Beijinho enorme**

    ResponderExcluir
  2. Pri, gostei muito do que vc escreveu porque agora minimalismo ta na moda e todo mundo quer ser minimalista e acaba se estressando com algo que deveria desestressar! Muito bem escrito. Ja virei fa do seu blog! Beijos da Ceu

    ResponderExcluir