terça-feira, 28 de junho de 2016

O que estou aprendendo com a crise

A crise finaceira me afetou este ano. E por mais que eu viva bem com pouco, não dá pra viver sem nada.

1- Não existe estabilidade
Por mais que você queira ter estabilidade financeira, emocional, de saúde e tudo mais... isso não é possível. Tudo pode sempre mudar. Não adianta se desesperar que a vida é assim, um sobe e desce sem fim.

2- É preciso abrir mão
Por mais que amemos certas atividades ou coisas que temos, é preciso abrir mão para não se endividar, para não começar uma bola de neve que vai te esmagar mais a frente. É preciso avaliar cada vez mais o que é necessário, e isso o minimalismo já me ajudou muito. Avaliar o necessário, não só do consumo de coisas, mas de serviços ou atividades que precisem de gastos.

3- Não perder tempo se lamentando
Não adianta sofrer, chorar, se deprimir. Se a situação mudou, levante-se e se adapte. Nós temos essa capacidade de nos adaptar a novas situações, criar estratégias e tudo mais.

4- Criatividade é tudo
Aprenda, aprenda, aprenda.
Aprenda a fazer as coisas sozinhas. Fazer consertos básicos. A cozinhar coisas diferentes, gostosas porém mais baratas. Aprenda novas coisas que podem se tornar fonte de renda.

5- Aproveitamento máximo de tudo que possui
Use tudo até o fim. Aproveite tudo dos alimentos. Aproveite ao máximo as possibilidades e combinações das suas roupas.

6- Coragem para tentar algo novo de novo
É preciso ter uma fonte de renda. Tente algo novo. Ficar parado não vai ajudar, a solução não cairá do céu. Faça algo, qualquer coisa.

7- Acima de tudo lembrar que há muitas coisas prazerosas que não custam um centavo





Eu estou costurando e comecei a cozinhar. Embora eu tenha um diploma, eu estou querendo não procurar nada agora. Eu quero viver com calma por um tempo, ou pra sempre. Aproveitar meu tempo pra coisas que eu quero, ter mais tempo pro que é importante. E no fim, estamos aprendendo a viver com menos.
Eu sempre tenho falado aqui que eu estou amando trabalhar com as mãos, embora o retorno ainda está muito pequeno, vou falar melhor disso em outro post.

Até breve!

3 comentários:

  1. Minha linda como vês nada acontece por acaso. Tudo na vida tem um propósito, e se esta crise finaceira te tirou algumas coisas, posso constatar ao ler este teu post que te trouxe umas outras tantas. É realmente gratificante tirarmos partido das fases menos boas, elas servem para nos ensinar e ajudar a crescer!
    Fico feliz por estares a dar valor ao que tens, e te sentires de bem contigo mesma, isso é tão importante minha querida!
    Um enorme beijinhyo carregado de muito carinho aqui de Portugal!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. É sempre bom tirar essas grandes lições em momentos da vida. Há alguns anos quando ainda estava no meio da faculdade e precisava fazer um dimdim eu dava aulas a domicílio e praticamente tinha o dinheiro para comer e comprar xerox/livros, então eu economizava fazendo o percurso na caminhada. Nesse tempo eu aprendi muito sobre a cidade que eu acabava de chegar, sobre mim mesma, sobre o valor de cada trabalho. Sei que a crise financeira não é "conversa" mas às vezes vejo muitas pessoas usando como desculpa e até mesmo para desvalorizar o trabalho do outro. Dicas super úteis, Pri.

    Patrícia Leardine
    http://milpetalas.com

    ResponderExcluir