quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Aprendizados que fizeram minha vida melhor

Mudando um pouco a perspectiva e o olhar sobre mim mesma, posso dizer que nesses 31 anos tive muitos aprendizados.  E de alguns anos pra cá sofri muito, e aprendi muito.

Mudei minha forma de ver as coisas.  E tenho conseguido colocar em prática o que digo abaixo.

1- Quando algo te amedronta é um desafio a ser enfrentado, não um perigo a se fugir.  Aproveite o frio na barriga e a oportunidade de crescer.
2- Não precisamos falar tudo que pensamos.(Mas precisamos pensar em tudo que vamos falar)
3- Observe quem escuta de verdade, e quem só quer falar. Não gaste energia com quem não está te ouvindo. Mas ouça generosamente.
4- Ajude quem você puder, sem esperar retorno... e se a pessoa quiser.(essa parte é difícil quando você quer ajudar quem você ama, mas não podemos forçar as pessoas.)
5- Alimente-se bem, seu paladar muda e em breve você vai gostar de comida de verdade.
6- Viva coisas novas.  Seja o mais simples que for, andar de patins, passear de barquinho, visitar um lugar novo, cozinhar comida diferente. Só coloque algo novo periodicamente na sua vida.
7- Faça mais. Você só precisa de uns minutos para planejar seus próximos passos, e é durante o dia que vai realizar. Durante o dia de HOJE por favor.
8- Comece agora. Não espere.  Nunca existirão condições perfeitas. Comece com o que tem.
9- Dê valor aos que estão ao seu lado, amigos, família.
10- Dê valor e cuide do que você possui. Possua poucas coisas e cuide bem delas, deixe-as terminar seu ciclo e as substitua. Não acumule.
11- Mexa o corpo. Libere os hormônios do bem-estar.  Observe a capacidade que seu corpo tem de se modificar, ser mais forte, mais flexível, mais ágil. Divirta-se com o progresso.
12- Ame. Pessoas, bichos, assuntos, lugares... tenha paixões.
13- Mude. Se algo não te agrada e é algo que pode mudar, então mude!
14- Aprenda. Nunca deixe de buscar novos aprendizados ou aprofundamentos.
15- Reduza. Não sei se vai funcionar com você, mas comigo quanto mais eu me desfaço das coisas mais livre me sinto.
16- Busque a beleza.  Na natureza, nos sons, na sua casa, em você mesma... vá tornando as coisas mais bonitas aos pouquinhos.
17- Organize. Sua casa, seu tempo, seu trabalho. Não subestime o poder tranquilizador de estar num ambiente organizado. O poder de fazer as coisas com antecedência. Viva mais leve.
18- Não se ofenda facilmente. Quem te ofende tem um problema com a vida, não é com você.
19- Deixe pra lá o que puder deixar pra lá.  Esse aqui é uma coisa que ajuda muito nas relações. Você não precisa reclamar de cada coisinha.  Aprenda a observar o que é pequeno e pode ser deixado de lado. Observe também o que parece que o outro não pode mudar... assim você evita frustrar os dois, o outro que nunca se sente o suficiente e você mesmo que sente que o outro não quer mudar.  Nem sempre a pessoa pode mudar. Ou quer. Aceite.
20- Fale sobre o que te incomoda.  Nem tudo podemos aceitar ou deixar pra lá. Melhor falar e não deixar que isso te envenene.
21- Fique com amigos. Deixam a vida colorida.  Esteja junto nos momentos difíceis e felizes.
22- Desabafe.  As vezes falar em voz alta faz com que tenhamos noção do tamanho real do problema... que nem sempre é tão grande quanto pensamos.  De quebra você ainda ganha um carinho do seu amigo e fortalece a amizade.
23- Escreva. Ou grave áudios. Procure se conhecer.
24- Leia. Isso te leva a novos mundos. Expande sua mente.

Por hoje é isso que eu queria falar... o que veio na minha mente.

2 comentários: