terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Disciplina

O pessoal tem postado uma palavra para o ano, aí eu fiquei a pensar o que eu preciso urgente na minha vida.  Vi muitas palavras bonitas por aí: coragem, amor, serenidade.

Só que a palavra de ordem pra mim este ano precisa ser "disciplina", melhor ainda, "autodisciplina"...
Eu preciso aprender a controlar meus impulsos e  minha preguiça, meu cansaço e como minhas dores me afetam. Todas as vezes que eu não me apego a rotina que determinei, que me afasto dos meus planos e metas.

Preciso acabar com isso.  Faço planos possíveis, então não posso me desviar deles. Estudar para concurso público e melhorar minha condição física está nos planos do ano.  Então eu preciso me apegar a uma rotina. Isso é saudável. É bom. Te ajuda a se organizar para chegar onde você quer.

Então eu preciso de autodisciplina para:

- Trocar comidas fáceis e mais apetitosas por versões mais saudáveis, naturais e magras
- Beber água sem sede
- Estudar o tempo que preciso
- Levantar cedo e me exercitar
- Cumprir minhas obrigações sem procrastinar.
- Cuidar da minha aparência pessoal, pode parecer bobo, mas faz diferença.  Quando estou mal relaxo demais e é ruim não gostar do que vê no espelho.

Hoje está um ótimo dia de chuva. Dia de ficar deitado sem pensar no amanhã. Dia de dormir sem pressa. Dia de ver filmes e séries em sequencia. Eu posso até me permitir isso hoje, por algumas poucas horas, mas daí voltar as obrigações, que vão me levar aonde eu quero estar.

Ser livre não é ser escravo dos seus desejos e vontades, ser livre é conseguir fazer escolhas com a sua mente.

Até!!!

3 comentários:

  1. Que bonita reflexão minha querida!
    Sabes que estou aqui a acompanhar-te e a torcer para que alcances tudo o que desejas!!
    Beijinho enorme***

    ResponderExcluir
  2. Disciplina é uma palavra forte! Mas tem um segredo forte para ela: força psicológica.
    Cada momento em que dá uma dor de costas às vezes é o nosso psicológico brincando com o corpo para nos dar preguiça. Cada vez que colocamos a televisão em frente aos nossos objetivos é novamente o psicológico puxando para relaxar. Então... temos de tentar buscar um modo de controlar o psicológico (eu sei, é exigente! :-) ) Para isso, comigo ajuda se pensar nos meus objetivos e sonhos (que são superiores a qualquer preguiça). A força de vontade e o quanto eu sei que fico feliz puxa por mim. E aí sou eu que brinco com o meu psicológico, pensando pra mim que sou mais forte... :-) Outra coisa que me ajudou foi não ter televisão por exemplo. Eu gosto de séries, mas agora só vejo mesmo naqueles dias em que cumpri tudo durante a semana e estou merecendo aquela horinha de relax! Aí vou na internet e vejo por lá a série favorita sem anúncios. Ontem por exemplo foi a única vez que vi um filme este mês (Vi o Notebook que há muito desejava para ajudar meu marido a praticar o inglês!). Senti que merecia e era um modo de fazer uma aula diferente de inglês pra ele, foi juntar o útil ao agradável :-)

    Eu estou torcendo por ti. Sinto muita sinceridade e humildade nas tuas palavras e talvez por isso acredite tanto em ti. Sei que consegues superar qualquer "psicológico" para conquistar a tua "Disciplina para 2016".

    Força!!! E te compensa em cada momento que consigas superar teu psicológico. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Pri!
    Vim voando lá da Tiane e fiquei triste por saber do seu gatinho. Espero que ele melhore. Esses peludinhos são muito especiais para nós, né?

    Quanto à sua meta, espero que consiga realizar. Pequenos passos nos fortalecem durante a caminhada. Então, o importante é caminhar.
    Gostei da frase que escolheu para terminar seu post! Agradeça e caminhe com fé que tudo ficará mais fácil.

    Abraços esmagadores e lindo dia,
    Márcia.

    ResponderExcluir