sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Sobre as tristezas que tentam nos fazer parar

Estou passando por problemas. Algumas tristezas que não são assuntos para falar aqui. E outro assunto foi a doença do meu gatinho. Ele ficou tão mal, quase morreu. Corri pra pedir socorro até a uma blogueira porque já gastei muito. Os veterinários deram a entender que era gravíssimo e parecia que eles também pensavam que ele logo morreria. Ele está como no estágio final de um problema nos rins e no fígado e parecia não responder ao tratamento.

Eu fiquei sem dormir por dias...só pra dar água de coco, papinha e água na seringa, forçando-o a comer e beber de hora em hora, o que eu pudesse fazer por ele eu faria. Quando chegou no último dia de internação que eu pude pagar eu nem consegui buscá-lo de tanto que eu chorava, parecia que não ia dar certo mesmo. Aí, de madrugada, não sei como aconteceu, mas a fralda que eu coloquei nele estava do lado da caixa de areia e ele fez xixi na caixa de areia! Eu continuei a cuidar dele, a veterinária ao ver que eu não podia mais pagar nos ensinou a colocar o soro subcutâneo. É muito estranho! Mas conseguimos fazer. Hoje ele conseguiu pular no sofá, voltou a miar, voltou a comer sozinho, tá muito magro e muito fraco, mas parece que tá se recuperando. Agora acabou de comer a ração sólida pela primeira vez em uma semana.

Tudo por quê? Eu e meu marido viajamos por uma semana, minha mãe ficou colocando comida e água pra ele. Mas ele não comia e não bebia.  Aí fiquei sabendo que gatos às vezes ficam muito estressados sem seus donos.

Todos meus objetivos e a disciplina e tudo mais foi por água abaixo estes dias. Mas agora que ele tá se alimentando sozinho eu posso voltar a correr atrás dos meus objetivos.

Estou passando por outros problemas também.  A gente sofre muito por quem a gente ama... coisas que talvez não podemos mudar.

Ainda que você chore, e se precisar chore mesmo, depois lave seu rosto e se levante. Faça as coisas mesmo sem querer. Tô repetindo isso pra mim:

Vai! Triste, cansada, com sono, sem vontade, com dor... vai assim mesmo! Faz aquilo que puder, só não fica parada. Faz pouco, é melhor que nada. O seu máximo já basta!

4 comentários:

  1. Quando era mais nova tive uma gatinha. Com a saída de todos de casa (em espacos de curtos meses) e todas as tensoes devido ao divorcio e a outros problemas, a minha gatinha entrou em anemia, anorexia, depressao, problemas nos rins etc... Ela deixou de comer, ela nao conseguia sequer se levantar para andar. Lembro me que eu ja vivia sozinha com o meu pai e ele, pelo momento infeliz dele e de n estar bem tb, n acreditava mais na gatinha. Eu tomei as redias, peguei num alguidar (bacia), coloquei-a la dentro e fui a pe para o veternario (nao era perto). Isto ja deve ter quase 20 anos.
    Nesses dias fiquei dando agua, comida, vitamina na boca,... Fiz o que pude e me orgulho disso. A gatinha tb fez o q pode por mim...
    Quando temos problemas nos apegamos mais ainda aos bichinhos, e eles, tal como um bebe ainda dentro da barriga damae, sentem tudo. A primeira coisa afazer nesses momentos (e eu era muito novapra saber na epoca) é nao passar essa tristeza pra eles, pois eles Sobretudo gatos e caes retém muito nossa tristeza.

    Cuida de ti, procura um video que te faça rir, brinca com essa menina que precisa de atencao, e por momentos traz aquela leveza que faz falta para ti e para quem te rodeia. Espero que estejas sobretudo bem de saúde, pois com saúde ultrapassamos tudo. Disciplina né? :-) beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. Minha querida a vida tem fases assim, custam a passar e muitas vezes tornam-se numa bola de neve. Daí dizer-se que um mal nunca vem só.
    Infelizmente também estou a passar por fase mais complicada. Mas sei que daqui vai surgir lição e que hei-de dar a volta por cima. É tudo uma questão de tempo e de paciência. A nossa maneira de reagir pode mudar tudo. Por isso é nestas alturas em que mais nos devemos focar nas coisas boas que nos rodeiam e fazer o maior número de coisas que nos provoquem bem estar. Não é fácil, mas não há nada que não se consiga quando temos força, fé e determinação.
    Desejo que a tua gatinha melhore rapidamente, acredita que se lhe mostrares que andas mais animada ela vai sentir , e isso vai certamente ajudar a que melhore.
    Trata de ti minha querida e lembra-te de te focares no que realmente te faz bem!
    Beijinho enorme***

    ResponderExcluir
  3. Oi Pri!Desculpa não ter respondido mais cedo, esta semana foi corrida e não vi tua mensagem. Eu também não saberia o que te dizer, apesar de ter passado por isso com o gato da minha irmã, que "tentou se matar" quando a minha irmã se mudou. Mas isso foi há 18 anos, só lembro que eu o levei no veterinário, que prescreveu um medicamento e eu fiz o mesmo que tu, fiquei em cima dele, comida goela abaixo com a ajuda de uma seringa. Acho que foi o que salvou ele, assim como o teu gatinho. Uma coisa eu sei, seja cão, ou seja gato, eles não podem ficar sem se alimentar, não podem desidratar. A primeira coisa que faço quando alguém adoece, é começar com o soro caseiro e se não estiverem comendo, uso gelatina, sem endurecer, dou gelatina e soro caseiro. Gelatina e soro caseiro. Passei por isso há poucos dias, com uma nova hóspede aqui no Recanto. Pretendo postar sobre ela agora, no carnaval, que estou tranquila em casa.
    Mil desculpas não ter te respondido logo, mas não tive tempo mesmo, e não vi a tua mensagem.
    Que bom que ele melhorou!
    Fica bem! Bjinho!

    ResponderExcluir
  4. Pri, você já recebeu muitas palavras carinhosas nos comentários acima, por isso vou dedicar meu comentário a uma pequena reflexão sobre o desapego. Há alguns anos atrás li sobre o Budismo. Parecia legal, então me interessei. Mas nesse texto, aprendi que o budismo pratica um desapego tão grande que ele se desapega dos relacionamentos também. Isso me chocou na época, pois eu namorava uma pessoa por quem era absolutamente apegada. Achei bem absurdo e não quis mais pensar no assunto. Hoje eu entendo melhor esse tal desapego budista, afinal amor e apego não são as mesmas coisas. Eu nunca mais estudei o assunto, mas tenho pensado nisso nos últimos tempos. Sofrer por amar outrem é muito complicado, afinal o seu sofrimento não agrega valor nenhum, sejá ao outro ou a você. A única coisa que você não pode mudar é o outro, mas a sua percepção do outro e da dor dele pode mudar sim. Se permita amar sem sofrer, assim seu amor será mais valioso.
    Espero ter conseguido expressar o que eu queria dizer. Boa sorte querida!
    Besos, Tate.

    ResponderExcluir