sábado, 5 de março de 2016

Pensar seu estilo e suas compras de roupa para ter várias possibilidades.

Você já abriu o guarda-roupa e disse "Não tenho NADA pra vestir!"  Possivelmente isso pode ter acontecido porque suas roupas não dão muitas possibilidades.

A gente veio aprendendo a comprar sem pensar muito.  Quando o preço está muito bom, porque gostamos demais da peça, e pelo pior motivo, porque tá na moda. Ao abrir o guarda-roupa nos deparamos com muitas estampas, cores, estilos, mas com um problema grave: Elas não se combinam!

O minimalismo vem mais uma vez ajudar nesse problema. Para aplicar o minimalismo e selecionar aquilo que você quer na vida, você precisa pensar sobre quem você é e o que realmente gosta. Daí você não precisará de muitas peças, porque você vai definir seu estilo e ter as peças que gosta. Com um estilo definido na sua mente será mais fácil que as suas escolhas se combinem. E se optar por uma base de cores básicas será ainda mais fácil.

Como começar:

1- Defina seu estilo. Não importa se isso demorar. Você passou uma vida inteira talvez sendo influenciada pela mídia ou por outras pessoas, não tenha pressa de decidir qual estilo você gosta mais. Veja muitas fotos, pense no conforto, pense no que gosta ao olhar o espelho. Pense, repense, experimente quando for as lojas e não tenha pressa em comprar. Você pode experimentar só pra saber se gosta mesmo de determinada peça e só depois pensar em quando realizar a compra e pesquisar o melhor preço.


2- Destralhe seu guarda-roupa. Abra e escolha tudo que não é você. Claro, aquilo que puder apenas. Escolha suas melhores peças. E retire todo o excesso. Veja se tem uma boa base de cores neutras para poder combiná-las.

3- Decida o que quer comprar. Não se apresse em comprar. Faça as contas, espere se for preciso para comprar peças de qualidade. Não faça dívidas por isso. Você definiu seu estilo, agora terá a vida inteira para construir seu guarda-roupa. Claro que daqui a alguns anos seu estilo pode mudar, mas acredito que não será tão rápido assim. E lembre-se de começar pelo básico, pelas peças chave e cores neutras. Assim já terá muitas possíveis combinações.

É muito mais barato quando você sabe o que quer. Sem compras impensadas, roupas no guarda-roupas nunca usadas, sapatos desconfortáveis, etc.
Prepare-se para ser dona de suas escolhas. E olha, talvez seja difícil encontrar aquilo que quer. A internet pode ajudar a encontrar e pesquisar. Mas uma dica que te dou é: aprenda a costurar ou procure uma boa costureira. Nada como uma roupa do jeito que você quer, feita para o seu corpo.

Seja você!

******************************

Depois de ter escrito o texto pensei em contar a vocês que eu não dei todos os passos que eu descrevi. Não quero ser hipócrita e dar uma receita que eu não experimentei. Mas eu estou dando os passos. O da costureira é novo! Vou experimentar nesses próximos meses, o que me facilita é que minha mãe sabe costurar, tenho duas amigas costureiras e uma máquina que embora eu já tenha tentado costurar roupas, só saiu dela uma necessáire, um puxa saco, paninhos de cozinha e cortina pra pia. Mas eu ainda não desisti.

Eu abri o guarda-roupa estes dias e vi que ainda não tenho combinações e estou com pouquíssimas peças chave no guarda-roupa. Essas serão as próximas compras. Não estou gastando também. Serão poucas peças em troca de outras que estão realmente muito gastas. E aquilo que eu quiser mesmo trocar porque o estilo não me agrada, será para doar. Nada desperdiçado.

Não posso gastar quase nada, então eu sei que essa mudança levará provavelmente mais de um ano, mesmo eu querendo um guarda-roupa com poucas peças.

É isso, gente...
Até!

2 comentários:

  1. Minha querida que bom que andas a destralhar a tua roupa, isso tem uma influência enorme em nós. Vamos destralhando o que nos rodeia e com isso a nossa cabeça.
    Estou feliz pelo caminho que decidiste traçar para ti e estou deste lado a acompanhar-te.
    Um enorme beijinho

    ResponderExcluir
  2. Que sorte ter a mãe costureira!!! :-)
    Eu estou fazendo as botinhas para o bebé que está vindo a caminho! Confesso que não tenho uma forte paixão por tricot, mas me derreto na ideia de estar fazendo a roupinha do meu bebé <3 outro ponto que me motiva é que adoro a minha sogra e ela toda a vida fez roupinha de bebé, mas agora está doente, muito velhinha, e pela primeira vez não pode costurar. Eu prometi pra ela então que iria costurar um conjuntinho para o bebé, em carinho por ela também, para compensar. :-)

    As botinhas já estão. Leva tempo eheheheh Mas compensa tanto!!

    Mesmo que leve um ano para ti, leve o tempo que levar... Pode ser que seja mais rápido. Basta só desejares, lutares para isso todos os dias, e tudo vem! Gosto muito da tua honestidade!! Beijinho!

    ResponderExcluir