quarta-feira, 2 de março de 2016

Como destralhar e organizar pode mudar sua vida

"Mudar a vida? Só porque as coisas estão arrumadas? Você deve estar brincando!"

Não é brincadeira. É impressionante o poder que o ambiente tem.  Ao estudar Pedagogia estudei sobre como um ambiente bem organizado e com recursos lúdicos e atrativos podem fazer bem ao aluno. Também aprendi que um aluno que tem seu material desorganizado, sujo e não cuida bem de suas coisas talvez(veja bem, eu disse TALVEZ) more numa casa desorganizada e talvez até suja e nesses casos por mais que eu incentive a atitude pode não mudar, porque uma coisa suja ou bagunçada leva a outra.  Por isso é importante arrumar a cama ao levantar, a cama bagunçada faz com que você não se importe tanto em fazer mais bagunça, ou deixar de organizar outras coisas. Pode acabar deixando coisas jogadas na cama que não deixaria se ela estivesse arrumada. Bagunça chama bagunça.

Então não acumule afazeres.  Veja bem, muitas vezes você está com preguiça de varrer a casa, lavar a louça, ou qualquer coisa necessária. Perceba que muitas dessas atividades levam pouquíssimos minutos.

Falando em pouquíssimos minutos eu vou te fazer um desafio agora:
Coloque seu celular pra cronometrar 5 minutos. Agora nesse tempo não faça nada além de andar pela casa e recolher tudo que está fora do lugar e ir devolvendo ao lugar correto. Fones de ouvido, controles, carregadores, acessórios como brincos e pulseiras e maquiagem que estejam fora do lugar delas, cremes que usou e não guardou, roupa que esteja em cima da cama, brinquedos espalhados, papéis. Se você foi pra cozinha olhe em cima das bancadas e mesas(são os lugares que amamos entulhar) e em cima da geladeira também. Açúcar? Temperos? Panos de limpeza ou de prato?
Me diga se 5 minutos não foi tempo suficiente pra diminuir a desorganização. Se você é organizado talvez até acabado com ela.

Partindo do princípio que bagunça chama bagunça tente manter mesas e bancadas desocupadas. A pia e o fogão limpos.  Isso vai te incentivar a continuar mantendo a casa limpa.

Quando a bagunça e o acúmulo estão por todos os lados, você se sente cansado, pesado, nunca consegue fazer nada por não saber por onde começar, perde tempo demais pra encontrar a suas coisas. O ar não circula.  Seus olhos ficam cansados.  Você fica triste.

Já percebeu que estar em lugares bonitos te faz sentir bem? A natureza é linda, e funciona perfeitamente quando não interferimos nela. As coisas tem seu devido lugar. Todas as coisas na natureza tem sua funcionalidade. Nada está ali por acaso.  É por isso que amamos estar nela.  Faça a sua casa ser assim. Não acumule enfeites sem função, só te darão trabalho pra limpar.  Deixe as coisas em seu devido lugar.  Essa é a nossa natureza. É assim que gostamos de viver. É em um ambiente assim que deixamos fluir as ideias e a criatividade. E não perdemos tempo desnecessário. Tempo é o bem mais precioso. É aquilo que não volta.

Manter o ambiente externo em ordem te faz sentir que você tem o controle das coisas. Isso te dá mais confiança de acreditar que você tem o controle do interior também.

Tudo isso só vale quando aplicado. Então tire mais uns minutinhos(além daqueles cinco que eu pedi e acredito que você já fez), e descubra o prazer que você pode sentir em simplesmente organizar, descartar e doar.

E não importa se você tem pouco ou muito. Eu também sou pobre, minha casa é extremamente diferente da casa das blogueiras que leio ou assisto, tenho uma casa humilde e ainda não consegui decorá-la porque muitas coisas que eu tenho foram "herdadas", então tem coisa que não combina.  Ainda assim eu tenho coisas a descartar e muitas a organizar.  E vivo melhor assim.




Beijos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário