quarta-feira, 13 de junho de 2018

A importância real do trabalho/ Dia #2

Em algum momento o trabalho se tornou o ponto central da vida das pessoas. Começou a ser considerado algo bonito e louvável "dar o sangue pela empresa". E trabalhar muito se tornou elogio. Quem trabalha muito é "guerreiro",
A qualidade é ignorada. O que importa é o quanto você se sacrifica. Quanta dor você suporta sem perder o dia e quantas noites sem dormir você passa. Ainda entram na conta bajulação e/ou simpatia.
Daí que não percebem que uma pessoa doente pode se sacrificar, mas não pode produzir bem. Que um funcionário equilibrado fará mais e em menos tempo. Que um funcionário que sabe a hora de trabalhar e a hora de voltar pra sua família, seus amigos, que passa um tempo cuidando de si mesmo e se engrandecendo como pessoa, esse será um funcionário que não causará problemas, discussões, acusações... gente feliz produz mais.
Algumas empresas já estão entendendo isso. Valorizam e cuidam dos seus funcionários. Auxiliam seu desenvolvimento, sua saúde... dispondo de academias, horários flexíveis, ambiente acolhedor. Mas a cultura continua a ditar que vc deve trabalhar muitas horas e que estar ocupado é status.
Eu amo meu trabalho, mas não vou dobrar. Eu posso pensar em estratégias de ensino. Estudar e fazer pesquisas para exercer melhor minha função, ajudar os alunos. Eu posso ter tempo de estar com minha mãe, meus irmãos, meu marido. E fazer atividades significativas pra mim que não tem dinheiro como retorno.

Trabalhe para viver, não viva para trabalhar. Encontre meios de ser bem produtivo dentro do seu horário de trabalho. Não se distraia. Use sabiamente o tempo e melhore suas habilidades.
Não é bonito se matar de trabalhar. Bonito é viver e fazer bem tudo. Bonito é ser completo.
***
Por hoje controlei melhor a ansiedade, passei tempo com minha irmã, fui a pé para o trabalho, li, bebi água... menos que deveria, mas mais que de costume. Comi bem também. Sem compulsão.
Por hoje é isso.
Bjs!

Um comentário:

  1. Totalmente de acordo com vc! A vida é muito mais que trabalhar. Mesmo tendo negócio próprio faz anos que evito obcecar com trabalho e dinheiro; inclusive diminui minhas contas e gastos para não precisar trabalhar tanto. Provavelmente nunca vou enriquecer mas estou me divertindo bastante pelo caminho, já que há tantas coisas gratuitas que enriquecem a nossa vida: uma caminhada na natureza, uma alvorada, momentos com as pessoas queridas, só para citar alguns exemplos.

    ResponderExcluir