quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Sobre decidir mudar e pessoas especiais...

Gostaria de agradecer aqui por vocês, que por meio de e-mail e comentários me ajudaram muito.
Eu queria desistir de mim... desistir de me melhorar, de mudar, de ser feliz... como se tais coisas não fossem pra mim.  Ninguém viu meu fundo do poço.  Tava apenas dentro de mim.  É tão difícil achar quem converse de verdade nos dias de hoje. Passei a observar as pessoas que me cercam no trabalho e na vida. As pessoas não querem ouvir, querem falar apenas. Elas te olham quando você fala, mas não estão tentando te entender... só esperando a hora delas de falar de novo.  E me sinto meio que rodeada de pessoas assim a maior parte do tempo.  Por isso preciso ver mais meus amigos e lutar contra a tendência de isolamento, e acho que por isso tenho um blog também. Aqui lê quem quer e quem se identifica.  É incrível como aqui criei conexões reais.
***
Primeiro vou dizer o que me ajudou nas palavras de vocês.
Dri,
Aquele e-mail gigante onde você compartilhou comigo um pouco da sua história me fez me sentir especial. Às vezes eu sinto como se fosse a única fracassada nesse planeta.  Mas aí vejo que pessoas que eu admiro tem essa mesma sensação... e que talvez esse meu sentimento esteja me enganando um pouco.  E graças a seu e-mail eu pensei muito, pensei nas minhas conquistas passadas. E pensei que eu tenho levantado mais forte, embora eu anseie por conseguir manter uma consistência na minha vida.  Te escrever sobre minha vida também me fez refletir muito sobre minhas escolhas, e obrigada por me permitir fazer isso.  E a frase que você citou no final me fez pensar bastante: "a melhor maneira de se sentir melhor consigo mesmo é fazer algo digno de seu próprio respeito: mantenha uma resolução difícil, enfrente um desafio, resolva um problema, aprenda uma habilidade, risque algo desagradável da sua lista de tarefas".
Eu precisava disso, ser digna do meu próprio respeito. Fazer qualquer coisa para não me sentir um fracasso.  Realizar. Isso e as dicas de como alcançar as metas me ajudaram tanto.

Tainan, no seu blog eu li um post que eu amei, e no comentário dei uma desabafada básica... Aí na sua resposta você disse "mas lidar com as coisas práticas e modificáveis da vida renova nossa sensação de propósito e firmeza."  E isso foi de acordo com o que a Dri havia falado. Eu precisava fazer qualquer coisa, resolver qualquer coisa.  Obrigada pela força no comentário aqui também.

Eu não vim logo escrever aqui porque queria acumular pequenas vitórias.  Então... eu pensei muito em tudo e decidi que já passou da hora de eu começar a viver e parar de dar desculpas.  Pensei em como eu dou desculpas e não dou prosseguimento nas coisas.  Se dói eu paro, se incomoda eu desisto, se acontece qualquer coisa eu uso como desculpa.
"Estou com dor de cabeça, não dá pra estudar
Estou menstruada, não dá pra me exercitar
Estou cansada, deixa pra ler isso depois
Ah, hoje tem refrigerante, eu vou beber depois é só não comprar mais
Já que eu comi esse churrasco, só hoje vou abusar na sobremesa, amanhã a volto a controlar a alimentação
Hoje eu me irritei, eu mereço comer uma besteira
Ainda estou dolorida, vou esperar passar antes de me exercitar de novo
Hoje não tenho vontade de ficar na fila, depois resolvo isso"
Decidi parar de dar desculpas.

Mas o primeiro que eu fiz riscar coisas da lista de tarefas... fui ao banco resolver problemas na minha conta(mais de um ano procrastinando!) e habilitar o aplicativo, fiz faxina, replantei e adubei todas as minhas plantas.  Depois de fazer essas coisas pensei na minha alimentação, exercícios e uso do tempo.  Em pouco mais que duas semanas meu condicionamento físico deu uma melhorada, estou fazendo exercício em casa quase todos os dias e parei de dar desculpas, meu estado só determina se faço menos ou mais.  Troquei o banho de água fervente por banho gelado e ajuda bem mais do que eu imaginava.  Como um doce vez ou outra, mas não todos os dias, e faço de forma controlada.  Estou conseguindo manter o foco. 
Muitas vezes pensei "vou emagrecer", logo depois eu desisto e digo que tenho que me aceitar como sou, mas continuo insatisfeita, e eu quero perder de 5 a 7 quilos, não é tanto, não sei porque nunca me dedico a isso... quero sempre o conforto de fazer o que meus impulsos pedem.
Estou lendo e estudando mais.
E me inscrevi pra um concurso em outra cidade... mesmo que não dê em nada, estou me dando a chance.

Obrigada por tudo quem está por aí...
Decidir mudar e parar de dar desculpas pode mudar minha vida. Confesso que tenho medo de perder o foco e voltar a estaca zero... espero que se eu perder o foco seja rápido o suficiente pra retomar sem perder o esforço já feito.  Mas eu não desisti... ainda estou aqui. Ainda estou na luta.  E sinto que algo em mim mudou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário