terça-feira, 3 de agosto de 2021

Em um mundo de monólogos, seja diálogo!


Percebi com o tempo que poucos queriam ouvir o que eu tinha a dizer. Às vezes alguém está falando comigo e ao tentar participar da conversa, percebo que não estou nela... eu estava enganada o tempo todo, não era pra eu falar, era pra ouvir e no máximo concordar de forma breve.

Eu me sinto frustrada quando me pego numa situação dessa, sinto que demoro mais do que devia para perceber. Porém assim que percebo vou para meu lugar de plateia e desisto de falar.
Também há algum tempo eu comecei a fazer uns testes. Quando desconfio que a pessoa não está me ouvindo eu paro abruptamente o que estava falando e observo o que acontece. Na maioria das vezes minha suspeita é confirmada e a pessoa não percebe, outras vezes começa a falar no exato instante que percebe o silêncio. É... será que eu sou desinteressante ou isso acontece com todo mundo? Me contem se acontece com vocês, por favor.


Voltem a ouvir, gente... olhem um pouco pra fora.
É legal conhecer verdadeiramente as outras pessoas, é legal não estar num palco e sim numa roda de amigos. Tanta gente aprendendo oratória, mais gente devia aprender a escutar.
Eu costumo interromper as pessoas, mas tento me policiar pra não fazer isso. Nunca é por interesse de menos, é por interesse demais, eu pergunto coisas pra entender melhor a história. Uma amiga que me conhece como ninguém, às vezes me contava o desfecho de uma história e depois voltava contando o início e os detalhes porque sabia que a minha ansiedade era imensa.(Lembrando disso só tenho a agradecer a paciência dela)


Trecho do texto de Rubens Alves, Escutatória:
“Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória. Mas acho que ninguém vai se matricular. Escutar é complicado e sutil…"
Se eu precisar de um toque, sinta-se a vontade pra me corrigir.


Que a gente volte às sutilezas da vida. Que a gente consiga olhar pro outro com amor e afeto. Que a gente saiba fazer quem está perto de nós se sentir importante e amado.

2 comentários:

  1. Sim, me acontece isso Pri, parar de falar e aquele assunto simplesmente morrer ali mesmo. Tem gente que simplesmente não sabe ouvir. Quando estou numa roda e alguém é interrompido eu faço uma nota mental para quando o interruptor terminar seu assunto, voltar minha atenção ao que foi interrompido e perguntar "mas vc estava nos contando da sua filha/cachorro/etc, e aí o que aconteceu...?"

    Assim como você eu também não me sinto bem nesses diálogos que viram monólogos. Escrevi sobre isso um tempo atrás (janeiro 2018). Adorei essa ideia do curso de Escutatória!! Mas concordo com o escritor, poucos se interessariam ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Dri... que saudade de você!!! Eu andei te procurando a um tempo e não consegui acessar mais seu blog. Eu faço a mesma coisa que você... tomo nota mental e me volto a quem é interrompido. Amei te ver por aqui!

      Excluir