sábado, 26 de janeiro de 2019

Fazer o bem: Dar seu tempo

Às vezes fazer o bem é simplesmente ouvir quem precisa falar. 
Mas às vezes essa é a coisa mais difícil.  Pensamos que estamos perdendo tempo. Ou simplesmente o que o outro diz não nos interessa.  Ou se trata de um idoso que repete muitas vezes a mesma história. Ou é alguém "chato"(que inclui pessoas deprimidas e com transtornos).
Nem sempre é fácil ouvir. Ouvir exige abnegação e amor.  Uma generosidade maior que apenas dar coisas materiais.  Mas há pessoas que precisam. E não ouvir pra responder. Ou para argumentar e estar certo no final. Ouvir apenas porque o outro precisa falar.  E nem sempre nós devemos responder. E quando discordamos nem sempre é preciso dizer.

Esse é um desafio que eu tenho me feito. Ouvir para compreender apenas.  Eu sempre precisei argumentar ou dar respostas.  E agora vejo que não precisava disso, percebo também que nunca pude ajudar muito com meu hábito que querer dar respostas e soluções.  Cada um tem que chegar a sua conclusão, podemos ajudar sim, mas primeiro ouvir.
Eu sou daquelas que interrompe quem está falando. Sem querer mesmo.  Eu lembro e falo algo logo, antes que eu esqueça o que era, muitas vezes na tentativa de dar uma solução, de ajudar.  Mas estou mudando.  Estou me policiando para ouvir com atenção sem precisar responder, sem precisar contar algo que sei.   Depois de compreender como o outro se sente, aí eu digo o que penso, sem me impor.
Mudança acontece aos poucos, eu tenho muito a mudar. Mas entender que eu não tenho que ser a salvadora ou a que está certa está me ensinando muito sobre humildade.

Fazer o bem também é um modo de embelezar sua vida!

5 comentários:

  1. Saber ouvir e dar espaço às pessoas desabafarem sem necessariamente apresentar soluções para seus problemas tem muito valor. Paciência e generosidade com as falhas alheias é fundamental mesmo, afinal somos todos imperfeitos.

    Ah que alegria, os comentários estão funcionando novamente para mim, valeu Pri :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por me ajudar!!! Eu nem sabia o que tinha acontecido... vc me ajudou bastante.

      Excluir
  2. Oi Priscila, achei seu blog por um comentário que você fez em um outro blog (felizcomavida). Foi um comentário feito em 2015 (eu sei, muito tempo). Eu queria lhe perguntar uma coisa sobre este comentário, como posso entrar em contato com você? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por e-mail prieseumundo@gmail.com
      Ou instagram @priscilagomes88

      Excluir
    2. Mas saiba que de lá pra cá mudei bastante... nem sei o que comentei por lá. Mas sei que já não sou a mesma.

      Excluir