terça-feira, 28 de julho de 2015

Porque busco simplicidade... os males que o estresse me causa.

Fibromialgia

Foi em um momento de dificuldade na vida que ela apareceu. As crises vem principalmente por causa de ansiedades, tristezas, sustos. Às vezes condições físicas, como esforço maior, frio ou calor excessivo.  Mas quase todas as vezes a crise acontece porque estou ansiosa, angustiada ou nervosa por um motivo qualquer. Dores musculares, nos ossos, cansaço extremo, enxaqueca e depressão. Tudo junto.

Agora para "minha alegria", voltei a ter um problema que tive na adolescência:

Dermografismo

É um tipo de alergia causada geralmente por estresse. O local coça, e quando pressionado causa inchaço e vermelhidão. Dá pra escrever na pele por causa do inchaço ao contato, por isso o nome Dermografismo.  Eu tive isso mais leve duas vezes a anos atrás. Agora tá muito forte, corpo todo vermelho e inchado, difícil até sair de casa porque o contato dos meus pés com o chão tem causado inchaço debaixo dos pés.  Tá complicado.

O blog da Alergia aconselha:
Diminua o atrito em sua pele: evite roupas justas ao corpo. Prefira tecidos de algodão e evite os tecidos sintéticos como a lycra.
Tome um banho por dia, evitando banhos demorados e quentes. O calor tende a piorar a coceira e a ressecar a sua pele. Não use buchas ou esponjas e prefira sabonetes suaves, para pele seca. Enxugue-se com toalha felpuda e macia, sem esfregá-la com força em seu corpo. Acostume-se a usar hidratante logo após o banho, ainda com a pele umedecida.
Alimente-se saudavelmente, procurando ingerir bastante água e outros líquidos no decorrer do dia. 
Combata o stress: organize seus compromissos a fim de que sobre tempo para o lazer. Caminhe, relaxe e procure manter a calma nos momentos de tensão.

Então, né? Conselhos que eu quero buscar pra vida mesmo. Conforto, tranquilidade. Infelizmente há circunstâncias na minha vida que eu não posso mudar. Mas eu posso fazer de tudo pra levar uma vida mais leve, organizada, natural e saudável.  Tomo banhos com água fervendo, vou ter que parar.  Não tenho calças confortáveis, pois meu conceito está mudando a pouco tempo, ainda há um caminho longo a trilhar.

 Mas minha saúde pede gritando que eu mude.

Então por hoje é isso.

2 comentários:

  1. Eu estou vivendo algo muito parecido. Ok que quando sai do trabalho que estava me matando, meus probleminhas de saúde sumiram. Mas agora com a possibilidade de voltar pra lá, já me sinto nervosa, estressada e com o ano prejudicado.
    Como o estresse influencia no nosso bem estar, né?
    Bjos
    http://desaceleracamila.com

    ResponderExcluir
  2. É tão bom olhar para a vida e saber que a gente pode melhorar. Gosto muito dessa ideia de se organizar sem pirar, buscar o melhor de acordo com a realidade ou o momento. Ainda não consegui me livrar do banho quente, é muito bom! Estava vivendo algumas semanas bem surtadas no mês passado. Só a gente sabe o alívio que é mudar e conseguir buscar um estágio mais integrado com a gente mesma. Tudo de bom!

    ResponderExcluir